Há um conselho que de tão repetido, se tornou quase uma verdade absoluta: “encontre um nicho e foque nele”. Se você está começando sua trajetória empreendedora ou mudando de carreira certamente já ouviu isso.

Tenho convicção de que essa máxima está longe de ser uma verdade absoluta. Aliás, em alguns casos, pode ser uma tremenda bobagem.

Há momentos em que você sentirá a necessidade de experimentar, e, mesmo não podendo fazer tudo, irá dar um jeito de se dedicar a mais de uma coisa. Tudo bem fazer isso!

Ninguém gosta de uma coisa só e, às vezes, ampliar o leque de possibilidades pode ser o melhor caminho para uma reinvenção profissional.

Se está difícil escolher e se concentrar em uma única atividade ou mercado, talvez forçar a barra para adotar definições artificiais não seja a melhor opção.

Será cada vez mais difícil alguém ter uma única carreira ao longo da vida.

Há momentos de restringir possibilidades e persistir em um único caminho até que ele dê resultados, e outros em que se dar ao luxo de experimentar pode ser a melhor escolha. Só você saberá.

São muitos os exemplos de profissionais bem-sucedidos que construíram suas trajetórias em torno de interesses distintos.