Vez ou outra compartilho aqui uma espécie de diário do empreendedorismo enxuto. Passos da trajetória de construção do LabFazedores, em tempo real, conforme eles vão acontecendo.

Este é mais um relato da série.

Vou passar o fim de semana criando conteúdo para o primeiro curso online do LabFazedores.

Do jeito que eu gosto: sem superprodução, sem alarde, e com foco total na qualidade do conteúdo para aqueles que gostam do meu trabalho.

Nas últimas semanas me dediquei a pesquisar sobre ferramentas que viabilizassem a empreitada. 

Vou compartilhar aqui dois aprendizados fundamentais.

1 – Nunca foi tão fácil disponibilizar seus serviços online. Qualquer serviço. Existe uma infinidade de plataformas e soluções de baixo custo que tornam isso possível com qualidade.

Lembrei muito de quando fiz uma pós-graduação à distância (há alguns anos atrás; no tempo em que falar EAD era cool) e apenas grandes instituições de ensino podiam dar esse passo.

Com alguma pesquisa e pouquíssimo investimento financeiro, qualquer um pode fazer. A diferença é, cada vez mais, o que você tem para entregar e o quanto você está disposto a trabalhar.

2 – Essa facilidade é a principal razão para muitos não partirem para a ação.

Durante meu curto tempo de pesquisa fiquei impressionado com a quantidade de informação disponível, porém algo me impressionou ainda mais: a quantidade de gente que fica em uma lenga-lenga técnica infinita. Gente que fica discutindo o detalhe do detalhe de cada solução de mercado. Uma galera que, na teoria, conhece cada especificidade de cada plataforma, que fala com propriedade sobre todas as etapas de lançamento de um produto digital, que é expert em SEO, porém tem uma característica comum: nunca partiu para a ação. 

São fóruns e mais fóruns assim. Debates intermináveis e infrutíferos de gente que sabe muito e faz pouco.

Posso ser bem sincero? 

As ferramentas são secundárias. Todas terão prós e contras e várias delas são muito boas.

Pesquise o suficiente para não gastar dinheiro à toa, para não cair nas mãos de estelionatários, e para não queimar etapas de aprendizado.

Ninguém cria uma estratégia perfeita na teoria. Ninguém é capaz de alinhar todas as melhores condições antes de realmente começar. Comece da melhor forma que você puder, com seu conhecimento atual e com os recursos disponíveis.

Foi isso que sempre fiz em minha trajetória profissional. É isso que vou fazer mais uma vez.