Marca se constrói o tempo todo

Tempo de leitura: 1 minuto

A construção de uma marca se dá em todos os momentos. Nas grandes e pequenas atitudes.

Estava eu trabalhando quando, no meio da manhã, recebi uma ligação de um primo querido, dizendo que ele e seu pai estavam na cidade e fazendo um irrecusável convite para almoçar.

Fiquei muito feliz, pois não os via há algum tempo. No horário combinado, estávamos todos reunidos em um almoço na Churrascaria Fogo de Chão. O encontro transcorreu alegremente e, lá pelas tantas, solicitei ao garçom a clássica foto para registrar o momento. É aí que entra o insight do texto de hoje.

O garçom imediatamente sorriu e se prontificou a fazer o registro. Ato contínuo, pegou a câmera  e, sutilmente, arrumou o cardápio de bebidas de modo que a capa e a logomarca da churrascaria ficassem em primeiro plano na foto.

Bingo! Imediatamente percebi o valor gerado por aquele gesto. Veja só: em uma atitude simples, o garçom associou a marca da churrascaria ao registro de um momento feliz (reencontro familiar), que certamente seria compartilhado nas redes sociais com outros familiares e amigos. Cada pessoa que viu minha foto, viu a marca Fogo de Chão fazendo parte daquele momento bacana. Outro ponto fundamental: custo zero!

Marca vinculada a um momento feliz, compartilhada pelo cliente sem nenhuma verba de marketing consumida e sem nenhuma equipe de mídia trabalhando para viralizar um conteúdo. É o cliente contribuindo espontaneamente na promoção do negócio.

É muito comum que empresários, sobretudo os micro e pequenos empreendedores, renunciem a um esforço para construção de marca, utilizando a desculpa da falta de orçamento para marketing. Práticas como a da Fogo de Chão e tantas outras mostram que criatividade e perspicácia podem fazer muito por seu negócio.

Sobre o tema, indico um clássico de Ries e Trout:





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *