Encontro um velho amigo dos tempos da escola e pergunto como vão as coisas.

Com cara de cansado ele me responde: “na correria, né cara?!” e começa a listar tudo aquilo que tem feito.

Conversamos por mais alguns minutos e ele me conta que está se organizando para ser mais produtivo, e, assim que a fase complicada passar, irá retomar seu projeto antigo de virar professor.

Desejo boa sorte e nos despedimos.

Meu amigo estava realmente muito atarefado. Vivia uma daquelas fases em que pensamos ter os superpoderes de um herói dos quadrinhos e queremos abraçar o mundo.

Há anos ele quer trabalhar com educação, mas seus compromissos profissionais mantêm esse sonho antigo no futuro.

A fala do meu amigo poderia ser resumida na ideia de que há um momento ideal para fazer o que se quer fazer. “Quando tudo estiver mais organizado, aí sim, conseguirei me dedicar ao meu objetivo”.

Discursos desse tipo estão apoiados em dois pressupostos: (1) se eu me organizar, será possível fazer cada vez mais coisas, e (2) chegará um momento em que tudo estará mais tranquilo e será possível me dedicar àquilo que realmente quero fazer.

– Colocarei tudo em dia e iniciarei minha pós graduação.

– Vou me organizar para ler os livros que estão acumulados.

– Preciso finalizar os trabalhos com prazos apertados para retomar as atividades físicas.

– Assim que as coisas se acalmarem no trabalho, retomarei minhas metas de ano novo.

Não quero parecer pesimista, mas há uma verdade inconveniente por trás dessas falas. Nem meu amigo (nem você, nem eu, nem ninguém) terá tempo e energia suficientes para fazer tudo que deseja. Vejo muita gente entrar em um ciclo de frustração por não aceitar esse aspecto da realidade. Ainda que você aprenda todos os métodos de gerenciamento de tempo e vire o ninja da produtividade, sempre existirá mais coisa a ser feita do que tempo disponível para fazê-las.

Ninguém tem tempo para tudo que quer fazer. Sua agenda dessa semana é um bom termômetro dos seus resultados futuros. Organize sua agenda de acordo com suas prioridades e esqueça o resto.

Brian Tracy, um dos mais famosos coaches do mundo, diz que a chave para a realização está na capacidade de se concentrar em sua tarefa mais importante e realizá-la de forma satisfatória do princípio ao fim.

Assumimos o controle de nossa vida, quando investimos tempo e energia nas poucas coisas significativas que nos deixarão mais perto da pessoa que você queremos ser.

 

Qual é o seu alvo?

 

Conheça meu livro

Trabalhe melhor é um livro para quem quer ser um profissional relevante e compreender as transformações do mundo do trabalho.

50% de desconto na Amazon, aproveite.

https://amzn.to/2Rn9ipG