O piloto de Warren Buffett

Tempo de leitura: 2 minutos

A busca por foco é uma constante em minha vida. De uns anos para cá, o tema ganhou ainda mais relevância. Como alinhar minhas atividades diárias e minhas metas de longo prazo? Como identificar e cortar da rotina as atividades que me distanciam do meu propósito? Como manter a disciplina no longo caminho que é construir um legado pessoal? Estas são questões constantes que povoam minha mente.

Dia desses me lembrei de uma história que faz parte do folclore sobre Warren Buffett, um dos maiores investidores de todos os tempos.

Mike Flint foi piloto particular do avião de Buffett ao longo de 10 anos. Certa vez, em uma conversa sobre carreira, seu ilustre chefe lhe apresentou um processo de três passos para definir prioridades. Não sem antes reforçar que Flint deveria ter sonhos maiores do que pilotar para ele.

Como primeiro passo, Buffett sugeriu ao seu piloto que preparasse uma lista de 25 metas de carreira. Pode parecer um número muito grande, mas faça o teste. Ao sentar e escrever o que você pretende realizar profissionalmente, é provável que você consiga enumerar mais de 25 coisas.

Depois, o investidor sugeriu que seu funcionário refletisse sobre a lista e circulasse as cinco atividades de maior prioridade. Apenas cinco.

O terceiro passo foi pedir que Flint examinasse bem as 20 metas que não circulou. Essas, segundo Warren Buffett, são os itens que devem ser evitados a todo custo. São itens que despertam o interesse e, por esse motivo, desviam a atenção do que é fundamental. Os 20 itens são aqueles com maior probabilidade de consumir tempo e energia que deveriam ser empregadas para que os 5 itens prioritários sejam bem-sucedidos, pois são itens com os quais também se tem afinidade.

Saber reconhecer o que é fundamental e permanecer focado em construir um legado é um exercício diário e nada fácil. O que escolhemos não fazer é responsável por grande parte do nosso sucesso naquilo que escolhemos fazer.

Além de dizer muito sobre a personalidade de Warren Buffett, que construiu sua fortuna seguindo uma única estratégia de investimento ao longo de toda sua vida, o episódio relembra que nenhum ativo é mais importante que o tempo.

O que você tem feito com o seu?




Para mergulhar na trajetória de Warren Buffett há a excelente biografia A bola de neve: Warren Buffett e o negócio da vida (um dos grandes livros que já li).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *